Páginas

sábado, 7 de março de 2015

As mães salvam

Ideia genial: está sol, finalmente!! 'Bora la sair e aproveitar o ar livre :) é SÓ pegar numas coisas e sair.
Só que o SÓ com duas bebés pequenas (e um marido) nem sempre traduz exactamente toda a realidade. Mesmo assim, fez-se! Toca a levantar, fazer sopa, fazer almoço baby friendly leve, preparar as colheres, tacinhas, babetes... Água, falta a água! Combinei com aquela grande amiga que não vejo há séculos às 11h. No stress! São 11h e só me falta tomar banho, pôr fraldas, chuchas e chapéus na mochila, dar-lhes banho, vesti-las! Vai ser num ápice!
Conseguimos chegar ao destino, parque de brincadeira, às 12h... (Vou poupar os pormenores e os novos cabelos brancos). O dia está mesmo espectacular. O pessoal (com juízo) vai embora para casa à hora que chegámos por isso o parque fica delicioso! Damos almoços, petiscamos, conversamos e cada vez mais estamos a infringir a hora S que leva à hora B! Para os mais distraídos, sesta e birra! A mais pequena ainda dorme no carrinho, a menos pequena no WAY e por isso tudo começa a parecer digno de especial irritação! É um bebé, ou um toddler, a passar aquela fase difícil dos terrible two. Mesmo assim 5*!
O parque começa a encher e decido que é chegada a hora de retirada. Como são necessárias medidas SOS de apoio ao resto do dia, sugiro o passeio da praxe no carro para que a magia aconteça. Só não contei que o marido, esse, também estivesse com birra. Ele também tem restrições de sono, tinha contado trabalhar nesta solarenga tarde e em vez disso calcorreou o parque vezes sem conta... Desabafou que eu não tinha brincado com a mais velha, nem sequer respeitado as suas necessidades básicas! Há coisas que não vale a pena falar muito delas agora. Fiquei chateada! "Quero ir para casa! Conseguiste destruir o meu momento de terapia!"
Mas os homens são bons a ter boas ideias e então ele seguiu para a marginal. Ele e mais dezenas de caramelos que tal como nós rondam lisboa e andam desertos por meter os pauzinhos ao sol! Filas... Ninguém adormece em fila. Estamos a entrar em campo crítico: desenrola-se uma discussão, como bola de neve, as crianças com sono, calor, etc, esforçam-se por gritar bem alto. "Peço-te para assim que puderes, seguires rumo a casa!", "não faz sentido estares chateada comigo agora" (tenho uma teoria que os homens têm de facto menos capacidade de avaliar a situação presente. É como se ficassem agarrados a um assunto e metessem palas e mesmo que para nós a coisa já vá em Braga, eles ficaram bem distantes...). "ACHAS QUE ELAS VÃO DORMIR ASSIM?", "achei que tínhamos de lhes dar tempo". "Pára o carro se faz favor".
Agora é aquele momento que eu acho que todas nós sentimos, pelo menos de vez em quando. Temos duas hipóteses: ou saímos do carro, gritamos, choramos, berramos com os putos, damos uns pontapés nos pneus (que nos doem mais a nós, mas que achamos que merecemos...); ou, respiramos fundo, tentamos lembrarmo-nos que está um lindo dia, que ensaiámos na nossa cabeça um dia digno de capa de revista como "dia da família perfeita!" e não estamos para atirar tudo para o esgoto e portanto decidimos ser super mulheres.
Saí, tirei a mais pequena que já ia roxa a chorar, a mais velha chora que quer "colho". Vou ao outro lado, tiro a mais velha e levo as duas para o meu banco da frente (note-se que tenho um carro pequeno. Ainda não tive "t€mpo" para trocar). Maminha para uma (mais um lema: há pouca coisa que não se resolve com maminha), água e macacada com fartura! Salvenos a comercial que passou a música certa na hora h! Às vezes acho que se alguém visse determinados momentos da nossa vida acharia que não somos, definitivamente, bons da cabeça. Mas pelo menos tentamos ser felizes... O meu plano resultou. A mamã salvou (desta vez!). Mais felizes, e animadas voltaram para os seus lugares e agora dormem :D
O marido "está de castigo"! Sabe que não gostei do que disse. Mas já começou a pôr a mão discretamente no meu joelho (é o sinal de "desculpa lá qualquer coisinha! Vamos voltar a ser amigos porque te amo muito...").

Bem, vou apreciar o resto da paisagem...

Sem comentários:

Enviar um comentário