Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Nesting...

Agora que a cada dia o meu bebe tem mais probabilidades de sobreviver fora da barriga vejo a minha cabeça invadida por um sentimento avassalador: o nesting! Para algumas futuras mamãs este sentimento costuma aparecer mais tarde, talvez quando psicologicamente se vêem confrontadas com a data do parto a aproximar. Outras nem sequer o chegam a sentir. Mas também por tudo o que já passei, o nesting atacou-me cedo desta vez!
Nesting, para quem não está familiarizado com este termo, significa ninho. Equivale ao instinto de preparar o ninho que alguns animais têm, para preparar a chegada da sua criação. Nós também temos esse instinto, que nada tem de racional, por isso a certa altura sentimos uma vontade louca (quase absurda) de ter tudo preparado e arranjado para receber o nosso bebé.
Por ter pouco de racional, e também porque nem toda a gente o sentiu (ou já se esqueceu), é por vezes difícil entender este "desvaneio" da grávida. "Que disparate!", "Cada coisa a seu tempo!", "Lá estás tu com a mania de viver o amanhã", "Ainda falta muito tempo. Vais ver que até lá tens tudo pronto". Estes são alguns dos comentários que recebo quando comento com alguém a minha ânsia. Mas o tempo corre de maneira diferente para cada um de nós! A percepção de urgência é também ela muito diferente! Por isso não vale a pena avaliarmos a situação aos nossos olhos, mas talvez usar um pouco de empatia e tentar compreender...
O que me aborrece no meio disto tudo é essencialmente a dependência, ou a impotência.... Estou praticamente totalmente dependente dos outros para satisfazer o meu nesting, e isso aumenta bastante a minha angústia. O quarto não está pronto, nem sequer desocupado das caixas e tralhas por arrumar das mudanças, a mobília não está comprada, a roupa não está lavada, e para piorar, isto parece um primeiro filho ao qual falta quase tudo! É preciso ir comprar... Enfim, a lista de to do's ainda é grande,  proporcional à ansiedade gerada. Acredito que me sinta mais calma quando estiver tudo organizado pelo menos para o primeiro mês. Esse é o meu grande objectivo neste momento. Para os restantes permaneço em expectativa e já ando a planear uns eventos de angariação, como transformar os meus anos num chá de bebé e transformar a minha lista de prendas numa lista de roupa de bebé de verão!
Desejem-me sorte e já agora, paciência aos outros que me aturam. Ninguém disse que era fácil aturar uma grávida acamada!

Sem comentários:

Enviar um comentário