Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Para sempre Mãe - carta de uma filha

Recebi um email de uma mãe que me fez chorar!
Apesar de "todos os problemas que tenho para resolver, os compromissos a que tenho que responder, as urgências inadiáveis que se eu não me desdobrar para resolver farão desabar o mundo", afinal eles podem esperar mais 15 minutos porque sinto que preciso de falar sobre isto!

A mãe que me escreveu sofre! Todas as mães sofrem, faz parte de ser mãe. Mas nem todas da mesma maneira. Esta mãe sofre porque acha que deixou de ser necessária. É tão grande esta mãe que no meio do seu desabafo deixa escapar que de certa forma também se sente feliz porque "o que é realmente importante, o que nos faz mesmo felizes é ver como as nossas pequeninas princesas cresceram e deixaram de precisar de nós!"

Mãe, todas as mães, um filho nunca deixa de precisar de uma mãe. Nunca! Eu não deixei de precisar da minha mãe! Aliás, confesso que agora, em muitas situações da minha vida, preciso mais da minha mãe do que alguma vez pensei! Um mãe é uma base. Uma mãe é um porto seguro. Uma mãe é uma eterna amiga, ou deveria ser.

Mas uma mãe também magoa. Ás vezes as mães dizem ou fazem coisas que nos magoam. Por serem as pessoas tão importantes que são, essa dor é ainda mais profunda.

O mais engraçado é que talvez algumas das acções que nos magoam podem estar relacionadas com este sentimento de que "já não são importantes". Que já há quem as substitua e por isso elas se resignam a "passamos a ser meras espectadoras da vida das nossas filhas e, de preferência, espectadoras silenciosas que não se devem meter ou opinar sobre o que nada têm a ver, ou cujas opiniões não contam para nada". Como estão enganadas estas mães!
Por muitos substitutos que possam existir, ninguém, mas ninguém mesmo, substitui a nossa mãe! Contentamo-nos e procuramos outras pessoas que possam lá estar, porque afinal, "onde está a nossa mãe?". Mas no fundo, quem nós gostariamos de ter ali, de sofrer e viver as nossas emoções, era a nossa mãe.

É a ela que gostariamos de ligar quando nos sentimos aflitas, é a ela que gostariamos de contar as graças tontas dos nossos filhos, é a ela que gostariamos de pedir ajuda quando precisamos. Mas nem sempre é possível. Às vezes as mães põem-se à parte de tudo, ficam distantes, não conseguimos lá chegar. Talvez elas achem que perguntar ou opinar seja intrometer. Outros acharão que é demostrar interesse, amor, compaixão. E talvez nem sempre recebamos delas a reação que esperavamos, ou simplesmente desejávamos, perante determinado desabafo. Os filhos crescem, mas às vezes, mesmo que secretamente, gostavam de voltar ao colo das suas mães. Onde tudo é seguro, onde tudo se resolve.

Que falta que faz uma mãe! Eu não imagino a minha vida sem a minha! Mesmo e apesar de todas as suas particulariedades e mau feitio. Ninguém é perfeito. Nem filhos, nem mães. Tomara que a minha estivesse mais aqui. Gostava de poder conversar mais com ela. Discutir todas as minhas duvidas. Falar-lhe das minhas conquistas! Das novas teorias que agora existem! Qual seria a opinião dela? Ela tem tanta coisa para me ensinar. Às vezes é tão duro ter que descobrir sozinha!

Mas sei que não é possível. Sei que ela tem outras prioridades agora. Às vezes dói, mas deve fazer parte do crescimento. Se há coisa que a minha mãe sempre me ensinou é que devemos ir á luta, sempre! Tornarmo-nos sempre mais fortes e defender as nossas crias, tal como ela outrora fez connosco.

Para a minha mãe eu poderia dizer: "És um exemplo para mim, todos os dias, dia após dia. Tenho saudades tuas". Não acredito que alguma filha sinta o contrário! Pelo menos as que conheço.

Por isso é urgente falar! Todas as relações carecem de comunicação! Mães, não se isolem, não se afastem, não desistam! Falem! Se calhar é só isso que está a faltar! Porque mãe é só uma, e nunca vai ser substituível!

1 comentário:

  1. Eu conheço realidades diferentes. E é pena, mas é assim e eu não gosto de ilusões que trazem inevitavelmente mais desilusões.
    Mas também te digo que se na tua relação existe uma plataforma de entendimento, e porque concordo que a base é o diálogo, a tua frase não deveria ficar esquecida e ela deverá gostar de saber....
    Para a minha mãe eu poderia dizer: "És um exemplo para mim, todos os dias, dia após dia. Tenho saudades tuas".

    ResponderEliminar