Páginas

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Violentada! E apresentei queixa!

Hoje vivi o dia atormentada. Passou-se uma cena de manhã, quando fui deixar as minhas babies à escolinha, que me fez sentir violentada. Achei que a situação foi tão grave que apresentei uma queixa na coordenação da creche. Então passou-se o seguinte:

Como sabem a M anda em processo de desfralde. Este fim de semana ela andou de cueca o tempo todo, excepção feita à noite, em que usou uma cueca fralda. Claro que houve acidentes, um coco na cueca e uma sesta interrompida, mas o saldo é muito positivo. Acredito que não seja só eu que me sinto satisfeita porque hoje de manhã a M pediu para ir para a escola de fralda. Acredito que este processo (e a educação em geral) deve ser todo guiado pela criança e não pela imposição de pais ou educadores.  Se ela fez tal pedido é porque se sentia preparada. A cara dela irradiava felicidade, afinal ela já é "quescida".
Íamos neste espírito quando cheguei a escola e disse ao educador que hoje a M tinha decidido vir de fralda. Ele ficou surpreso, mas baixou-se ao nível dela e felicitou-a. Mas, e há sempre um mas..., está não foi a reacção da auxiliar. O que se passou a seguir nem parece verdade, mas infelizmente foi. A Sra auxiliar já me tinha dito por várias vezes que não achava que a M já estivesse preparada. Mas esta Sra acha que a sua opinião é a única a considerar. Está redondamente enganada. No que toca às minhas filhas, a Sra tem muito pouco a opinar (se é que alguma coisa).
Bem, o descontentamento e aborrecimento da Sra foi nítido. Começou a bufar, a praguejar, a abanar com a cabeça. Eu apenas disse que a M tinha andado o fim de semana de cuecas e tinha DECIDIDO vir de cuecas para a escola. Ela ainda deixou escapar um "eu não... Se a mãe diz...". Adiante, depois começou a remexer a mochila da M à procura de roupa. Eu disse que tinha mandado roupa extra: dois pares de calças, umas t-shirts, umas cuecas... "Só umas cuecas??? E se ela fizer mais xixis???", o tom de voz já era indiscritível. "Sim, só umas. Depois tem aí fralda cueca se lhe quiser por". Então a Sra agarra nas ditas fraldas cuecas e começa a abaná-las na mão juntamente com o seguinte discurso "isto? Isto não serve para nada! Eu não gosto nada disto!". Aqui eu já estava a ficar completamente passada e respondi assertivamente que "eu gosto, eu acho qe serve, e portanto trouxe as fraldas e é para por". Encolheu os ombros e manteve o tom. E ainda adicionou num tom igualmente desapropriado "olha M, se quiseres fazer xixi tens que me pedir, ouvistes???"
Nisto a M, que assistia à cena toda ao pé do educador, já estava nitidamente nervosa também. E o educador, na tentativa de tentar desanuviar a coisa ia baixando as calças da minha filha para mostrar a quem se aproximasse que ela já tinha cuecas. Se calhar a intenção era boa, mas o resultado não. Com tudo isto, a M começou a chorar e veio agarrar-se a mim, a dizer que já não queria ficar na escola. É muito mau! Muito muito mau!
Falei com ela, acalmei-a e fui direitinha apresentar uma queixa. Não acho este comportamento minimamente razoável, ainda para mais quando estamos a tratar com crianças!

Sem comentários:

Enviar um comentário