Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Santo António

O cheiro a sardinha assada, os caracóis, o verde do mangerico. A música popular e as bandeirolas. A alegria estampada numa noite especial, numa noite diferente em que sempre se cometeram excesso. Hoje é noite de festa, de cor, de alegria! São estas as memórias que trago comigo desde sempre. É como qualquer coisa que nos enche, também tenho a pretensao de a passar para as minhas meninas.
Então hoje comecei o dia a explicar a M que amanhã o sítio em que vivemos faz anos (eu sei que não, mas foi mais fácil para introduzir o tema...). Expliquei-lhe que a nossa cidade se chama Lisboa e que Para comemorar, esta noite é dia de festa em todo o lado. Disse-lhe que ia falar com o papá porque se  calhar ela iria faltar à natação para irmos todos à festa. Ela ficou delirante! Ela adora festas!!!
Conforme prometido, a seguir à escola fomos para os santos. Para iniciar a cruzada achei melhor optar um arraial de bairro, bem mais pequeno mas igualmente animado.
Tivemos de tudo! Um hora de seca para arranjar mesa (eu bem dizia que tínhamos que sair as 19h...). As belas das sardinhas, os deliciosos caracóis, frango no churrasco a acabar com uma fartura a meias com a criançada.
Fiquei fascinada com a capacidade de adaptação e de viver estas coisas que as minhas filhas demonstraram. A M então estava tão enturmada que até com a perna de frango eu a vi na mão! A logística é sempre complicada mas quando queremos conseguidos fazer acontecer.
A seguir ao jantar ainda houve lugar para o bailarico. Aquela é a minha filha? De certeza? Nunca tinha visto a M a dançar tanto... Que espectáculo! Afinal o que lhe andava a faltar  aqui por casa era a música pimba! Claro que no final ninguém se queria vir embora. Mas fiquei mesmo orgulhosa! Delas pelo seu comportamento e de mim por ter sentido que fiz o meu papel de alfacinha.

Ao entrar em casa perguntei-lhe: "M, gostaste da festa?", "sim, sim, mamã", "olha, é ainda te lembras do nome da nossa cidade? É Lis..." , "é isboa, mamã" :)

Sem comentários:

Enviar um comentário