Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

As crianças e o repouso

À partida são duas coisas que não casam nem ligam. Era aliás um dos meus principais receios. Meu, e pelo que tenho percebido, da maioria das mulheres em condições semelhantes.
Mas de facto, temos muito a aprender com as crianças... Não que seja o melhor da vida, porque nem para nós nem para elas, mas a sua capacidade de adaptação é algo extraordinário e tentam colher das situações o melhor possível.
Já aqui falei em tempos que este repouso forçado me tem ajudado a estar mais com as meninas. Nem sempre é fácil, quando a minha ou a neura delas não se compactua com certas brincadeiras, mas ainda assim tem havido alguns sucessos que partilho convosco, porque de repouso ou não, podem ser boas ideias!

Pintar - esta vem em primeiro porque de facto tem sido a preferida! Desenhos livres, pedidos à mãe, pintar desenhos impressos, lápis, canetas, etc... Todos os dias, TODOS, esta tarefa toma parte do nosso tempo. Eu tenho uma mesinha de apoio à frente do sofá onde estou e elas sentam-se uma de cada lado a pintar comigo. Para além de estimular imenso a criatividade, ajuda a nos unirmos numa actividade que todas adoram
Ler livros - livros e mais livros! Uma, duas, três histórias. Todos os dias também há lugar para as histórias que elas vão buscar á vez
Jogos - sejam puzzles, de tabuleiro, ou outro que não obrigue à minha deslocação. Nem sequer sabia que elas gostavam (ou sabiam) fazer puzzles. Alias, nem sequer sabia que EU sabia fazer puzzles... Ontem estivemos a fazer colares do Frozen. Não é bem jogo, mas quase. Ajuda a estimular a concentração e a motricidade fina. E o bom gosto, claro...
Trabalhos manuais - a par com os desenhos, fazer trabalhos manuais mais elaborados é das preferidas das meninas. Mas porque é bastante mais exigente, até para mim, acabam por ser mais espaçados no tempo.
Cabeleireiros - tudo o que envolva penteados e pinturas é chapa ganha! Às vezes sou eu a "vitima" mas adoro!
Cinema - caseiro, claro está! É uma excelente actividade para "descansarmos" um pouco. O único senão é que a C não aguenta mais do que 20/30 minutos (basicamente o tempo de 2/3 episodios da Masha seguidos)...
Dançar - tão simples como pôr uma musica que elas gostem, ou meter no pc o youtube com videos e é vê-las a dançar com uma felicidade imensa! Dá gosto de ver! De tal forma que já gastei o espaço livre do telefone com o monte de videos que já fiz...
Nenucadas - reconheço que é mais dificil porque para além de recorrentemente levar a brigas pelas bonecas e acessórios, nem sempre se consegue restringir a brincadeira ao metro quadrado que tenho à minha frente. Ainda assim, resulta muito bem com festas de anos, refeições em geral, consultas médicas, banhos e mudas de fraldas. Ainda estamos a explorar outras opções recentes mais pequenas como a casa da árvore da Masha e o urso. Ontem não correu muito bem porque acabaram a lutar por uma (porcaria) panela, e a brincadeira acabou quando a C a meteu na boca... 😱😱

Depois não sendo propriamente uma actividade infantil (seria mais uma exploração infantil...) elas gostam de ajudar o pai a trazer-me e a levar a comida. Em contrapartida eu dou-lhes a sopa à vez.

E pronto, estas têm sido as actividades principais. Claro que são muito representativas das idades delas. Com crianças mais velhinhas é possível fazer actividades diferentes. E provavelmente com rapazes algumas destas actividades poderão não ser muito apelativas. Mas fica a dica e acima de tudo o exemplo de que não é por estarem deitadas em repouso que não podem interagir e divertir-se com as vossas crianças. Elas agradecem e acreditem que vocês também. Não há forma mais divertida de passar o tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário