Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

As aventuras do xixi

Muito se tem falado sobre esperar pela altura certa para que as crianças atinjam certos milestones. As crianças não são todas iguais e portanto não se devem reger todas pelo mesmo calendário. Desde que nascem, as mães criam um certo de padrão idealizado das conquistas a atingir e quando. E depois das duas umas: ou vão adaptando, ou insistem. Estas últimas podem no entanto se sentir um bocado frustradas por verem os seus planos irem por água abaixo muitas vezes, já para não falar na pressão e efeitos colaterais que podem causar nos desgraçados dos filhos.
Mas adiante. Uma destas etapas é sem dúvida deixar as fraldas. Não só porque é sinal de que o nosso bebé está a crescer, mas também porque significa uma poupança no supermercado. Assim julgamos que esta é daquelas que é só coisas boas. No entanto nem sempre o caminho é assim tão cheiroso.
Cá na minha cabeça a baby M ainda não está preparada para o desfralde. Pensei em tentar no verão, mas sempre dependendo da sua maturidade na altura. Só que a referida menina decidiu há 3 semanas atrás dizer-me que já não queria mais fraldas! Queria ir ao bacio. Desconfiei! Ela detesta o bacio. Mas, como foi ela a pedir, decidi que tinha que a respeitar, e senti-me confiante e preparada por ajudar a minha bebé a crescer (note-se que até já tinha comprado 3 cuecas, vejam lá a fartura...).
Não se pode dizer que tenha corrido muito bem... Ao fim de duas horas no primeiro dia já tinha todas as cuecas inutilizadas. "Sorri", pensei eu, "não mostres o quanto desesperada estás a ficar de tanto limpares o chão...". Sinceramente, continuava a achar que ela não estava preparada. No final do fim de semana cometi um disparate, cansada de tanto xixi no chão disse-lhe que se calhar era melhor ela usar a fralda outra vez e esperar mais um tempo para tentar ser crescida.
Nessa noite fartei-me de dar voltas na cama. O que fiz eu? Que raio de confiança lhe estou a transmitir ao dizer-lhe que ela não é capaz? Se ela não pediu a fralda é porque quer tentar, e eu tenho que estar ao lado dela a ajudá-la e não contra ela.
No outro dia, depois de a ir buscar à escola falei de novo com ela e disse-lhe que tinha pensado melhor e que se ela queria usar cuecas que eu ia ajudá-la. Para começar tinhamos (definitivamente) que ir comprar mais cuecas!
Para resumir um pouco as coisas, continuo a achar que é cedo. Mas também não tenho pressa, por isso vamos ao ritmo dela. Ainda não conseguimos tirar a fralda, mas usa cuecas em casa. Já se mantém seca e pede para ir à sanita (sim, tivemos que por o bacio de lado, porque ela não gosta mesmo!). Já passámos por várias fases: a fase do não aguenta nada, a fase do "não quero fralda, mas não me quero sentar em lado nenhum"; a fase do sento-me mas não faço!. Basicamente agora estamos nesta... Ela pede para ir, nós vamos a correr, ela fica lá uma eternidade e não faz nada. Nitidamente tem vontade, mas aperta-se. Deus me dê inspiração e paciência para passar mais esta fase. Vai passar não vai? Às vezes sinto que lhes estamos a arrancar esta etapa a ferros. Ponho-me a pensar se não seria melhor mãe se ignorasse os seus pedidos. Definitivamente não! Não acredito! Prefiro pensar que ser mãe é isto mesmo: uma prova de imaginação e companheirismo constante. Tenho que estar ao lado da minha princesa, explicar, dar-lhe confiança! Se não o fizer ela nunca vai saber que consegue ultrapassar as suas dificuldades, e que me terá a mim sempre a apoiá-la. Mesmo que seja para conseguir "abrir a porta ao xixi para ele ir para a sanita e nadar até aos peixinhos para fazer uma festa com eles" :D

Sem comentários:

Enviar um comentário