Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A saga dos pediatras!

Quando a M nasceu nós já tínhamos escolhido o pediatra. Não foi uma escolha real, foi mais um aproveitamento... Optámos pelo pediatra que já tinha seguido a minha irmã mais nova. Uma vez que ela aparentemente cresceu sem qualquer problema, e todos os constrangimentos que foram aparecendo foram sendo resolvidos, pareceu-nos uma boa! (e também menos uma coisa para nos preocuparmos).
No entendo, esta relação saiu torta desde início. Não me vou alongar muito sobre os "não" da relação, apenas vou comentar que não dava o telemóvel. Isto pode funcionar bem para muitas pessoas, mas eu, para além de mãe galinha, sou mãe ansiosa, e acredito que metade dos "problemas" se resolvem com uma sms. Como me estava a sentir desacompanhada, quando a M tinha (nem) dois meses fui a outra pediatra, Dra Odília Nascimento. Não sei porquê, nem sei explicar, mas nunca dei o mesmo crédito a esta dra como ao outro. Sempre achei o outro abestalhado, mas nunca pus em causa as suas recomendações. O mesmo nem sempre se passou com a dra. O mais tonto é que olhando para trás, foi sempre a dra que esteve mais atenta, presente e cuidadosa. Nunca "errou"! O mesmo não posso dizer do pediatra...
Por volta dos 5 meses da M a dra adoeceu e esteve ausente sensivelmente 1 ano. Felizmente recuperou e voltou a exercer. Mas a M já era maior, já necessitava menos de acompanhamento sistemático e nós já tínhamos deixado de ter tempo (!#€#!) como dantes... Por isso (e com pena minha) decidimos ficar só com o pediatra original. Entretanto nasceu a C e voltei a sentir-me desconfortável com a forma como ele a acompanhava. O que lhe valeu foi a rápida e eficiente orientação para os melhores especialistas, o qual muito agradecemos. Mas eis que no final do ano passado o pediatra pecou. Na minha opinião pecou muito! E ainda pecou também por acumulação! Decidi que não voltaria a consultar aquele homem. Não voltaria a dar o meu (valioso) dinheiro a quem não o merecia. E assim, e à revelia de muitos, decidi que tinha que mudar de pediatra. A primeira escolha (ou a mais rápida) foi levar a M à Dra Odilia. Correu bem! Mais uma vez a Dra descansou o meu coração e reparou num conjunto de coisas que afectavam a M e que não tinham sido antes faladas (algumas sobre as quais eu até já tinha comentado com o outro pediatra e que foram totalmente descredibilizadas). Só que a Dra é muito cara... e lá está, a nível medicamentoso nunca me deixa totalmente à vontade...
Andei a pesquisar, a pesquisar e acabei por levar a C ao Dr António Brito Avô. Aqui finalmente concluí que não há pediatras perfeitos. Gosto do jeito dele, gosto da forma como ele fala e explica as coisas, mas discordo completamente com ele em várias matérias, nomeadamente alimentação infantil e amamentação. Disse-lhe isso e também que não ia seguir as suas recomendações (ainda disse mais umas coisinhas que não vêm ao caso). Acho que estabelecemos a nossa base de "trabalho". Nunca cheguei a levar lá a M. Essa continua a ir à Dra (e a C também já lá foi uma vez). Mas já me estava a acostumar.
Eis que, nesta ultima consulta que fui com a C, o Dr Paollo Casela me disse que eu deveria consultar outro pediatra, que, no entendimento dele, estaria mais sensibilizado para as questões da C (ou talvez para todas as crianças em geral). O nome desse pediatra é Dr Pedro Garcia.
Qual é então o problema? Não sei o que fazer. Será apenas uma questão de gosto pessoal? De método de trabalho? É que sempre que mudo de pediatra há uma parte de mim que se sente a trair, a acabar com uma relação de confiança. Dou por mim a esconder uns dos outros, como se fossem relações proibidas e paralelas. Até pode ser tonto, provavelmente é, mas não consigo pensar de outra forma.
O ridículo da situação é que tenho hoje consulta da C com o Brito Avô e na 4ª com o Garcia... E € para isto tudo??? Sinto-me mesmo atrapalhada sem saber o que fazer... Que treta! Primeiro com falta e agora com fartura, bolas!!!

3 comentários:

  1. .... Parece-me que é como ouvires várias pessoas... é o pediatra A, o B, a tua sensibilidade para o que diz o A, outro tanto para o que diz o B, a acrescer a sensibilidade do cônjuge sobre ambos e os vossos diálogos sobre todos e tudo!... Uma torre de babel, onde será talvez complicado manter alguma objectividade!
    Se te aconselharam outro pediatra, assim tão directamente, e sabendo da ética médica deontológica, provavelmente poderá haver algo que desconheces. Se tivesses completa empatia com o Brito avô talvez a escolha fosse mais complexa. Assim sendo, parece-me que vos resta mais saber se há empatia com o Garcia e aí decidir!....

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma opinião sensata. Mesmo assim subsiste a dúvida do quando... Será que vale a pena marcar a correr? Hum... Não sei!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Por esperiencia a Dr. Odilia Nascimento salvou a vida ao meu filho e digo a toda a gente que não há dinheiro que compense a saúde.

    ResponderEliminar