Páginas

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Há algo no meu andar...

Isto hoje tem sido uma aventura e começo a temer pela minha capacidade de percepcionar as coisas... É que com o aproximar dos anos da C há um sem número de coisas a tratar, número esse aparentemente superior ao que eu consigo executar. E vejo as horas a passar e eu a rebolar de um lado para o outro, e a lista de "To Do's" a pouco reduzir... Mas para além desta triste realidade há toda uma envolvente que me faz rir (...para não chorar)!
Começa com os olhares de que sou alvo, como se tivesse algo que se pega. Os mais corajosos insistem em meter conversa comigo balbuciando coisas como "está tão grande!", ou "está quase, não?", e ainda há a versão Maya "Deixe-me adivinhar: é um rapaz? Vê se logo pela barriga! Nunca me engano! E digo mais, ainda vai nascer antes da Páscoa!" -> sorri e acena...
Mas tudo atinge um outro nível quando me dirijo para fazer a depilação e a esteticista me diz "Jesus!! Nem te vou tocar! Isso está mesmo mesmo a rebentar e não quero ser morada de nascimento de ninguém..." e pronto, lá vim eu com alguns dos pelos que tinha pensado em tirar!
Seguiu-se uma ida relâmpado ao Continente (para os mais distraídos há uma promoção de 50% em cartão na roupa infantil, o que com o aniversário à porta, cabe que nem luva!). Confesso que só fiz meio Continente, e que desisti de ir buscar os sumos, por me parecerem demasiado "fora de mão". Fiquei-me pelos iogurtes, mas mesmo assim a minha chegada à caixa deve ter sido triunfal! Para além do olhares, e dos comentários a envolver "rebentar" e "quase", ainda houve uma mocinha (muito simpática) de uma das caixas que se prontificou a levantar-se imediatamente e a ceder-me a sua cadeira, enquanto passava as compras... ainda tentei recusar argumentando que estava bem, mas a verdade é que soube que nem gingas!
E pronto, é isto! Percebi que devo estar mesmo com aspecto de "bomba relógio", de sobrenome "pata choca", que surpreende e assusta até os mais sensíveis!

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Vai uma aposta?

Hoje fui mais uma vez à eco + CTG + consulta. Hoje fui com a M atrelada, após ter vomitado o carro todo à chegada à escola... (aquelas doenças convenientes que aparecem subitamente em momentos de grande relevância como chegada à escola, prato da sopa servido, etc etc, mas que felizmente desaparecem tão rapidamente quanto apareceram...)
Enfim, a reavaliação: o bebé continua óptimo. Tem peso estimado de 2,8kg, boa vitalidade. A mamã ainda goza de piscina olímpica (se bem que o espaço para braçadas é visivelmente menor), a placenta continua a fazer o seu papel que é repartir com o meu texugo as porcarias que ingiro (se bem que acho que poderia estar a fazer uma melhor distribuição, tendo em conta o tamanho do meu rabo nos últimos tempos). Do CTG nem vou falar porque acho um exame completamente desnecessário e inútil nesta fase... A consulta com o médico também correu bem. Fiz o toquinho para avaliação do colo, e concluiu-se que se encontra em apagamento... tendo em conta que tirei o anel há dois dias, parece-me que o meu corpinho anda a trabalhar bem! Por isso as indicações são: fazer a vida normal (que conseguir) a partir de agora... Mas depois do almoço deprimente que tive nas Docas hoje, que mais parecia uma sessão de dor e tortura, em que até ir ao wc se mostrou um enorme desafio, não sei exactamente como classificar esta "vida normal"... Até porque se bem me lembro, a minha normalidade até aqui foi bem bem repousada...
Mas pronto, agora é esperar que o Don Manel Maria I se decida a vir conhecer esta louca família que está à espera dele.
Entretanto, o médico não deixou de fazer a sua aposta na data do nascimento. Qual é a vossa?

quarta-feira, 5 de abril de 2017

O Manel e as birras

Birra da M de fim de tarde (coloquem um tom de choro nesta conversa):
M- Eu quero que o mano nasça!!
Pai- Queres que o mano nasça?
M- Sim, já é Abril...
Pai- Mas ainda faltam muito dias em Abril...
M- Mas eu quero pegar no mano ao colo. Mãe, o mano pode nascer agora?
Mãe- Filha, o mano vai nascer quando lhe apetecer. A mãe não pode mandar. Mas podes sempre falar com ele e pedir-lhe...

M para o mano- Mano, podes nascer agora, por favor? Não? Então mais um minuto, está bem?

😂😂😂

terça-feira, 4 de abril de 2017

Hoje foi dia de...

Ficar mais leve! Aliás, nem deixei que me pesassem antes de o tirar. Pesa umas 20 ou 50g mas o seu peso é na verdade incalculável.
Apareceu no meio da angústia, como incerto e promissor. Aceitei sem reservas, como esperança empacotada. Ajudou-me a parar de chorar quando os tempos eram difíceis e ajudou-me a acreditar e a lutar. Susteve-me! A mim e ao meu bebé! Durante 3 meses e meio, aguentou a fúria do meu corpo e ajudou o meu caminho a ser menos cinzento. A cada avaliação, um respirar fundo. Se pudesse agradecer, agradecia! Mas também tudo o que me fez sentir, toda a tranquilidade que me deu!

Hoje foi o dia de tirar o pessário. E hoje foi também o dia em que aceitei para o meu corpo, que estava livre para tomar o controlo da situação e ditar o seu desfecho, seja ele qual e quando for.
Com ele retirei também quase toda a medicação. Recebi permissão para me ir pondo de pé, sem grandes esforços, até porque (compreensivelmente) não consigo!

Saí leve, mas não vou mentir: saí diferente. Em vários sentidos, mas talvez o mais importante é que saí a respirar fundo. Sinto que terminei uma missão, mas sem tempo de tréguas, me apresso a iniciar outra, muito maior, que traz novos e consideráveis desafios, e que me assustam! E eu só espero estar à altura, não sempre, mas pelo menos na maioria das vezes, porque ser mãe é isto! Ir até ao fim do mundo, ou não sair da cama, se disso depender a vida e felicidade dos nossos filhos!

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Laurear a pevide

E chegadas as tão desejadas 36 semanas fomos comemorar com... laurear a pevide! Que é como quem diz: pôr os pauzinhos ao sol.
Então, acordei, arranjei-me e fui com a M à primeira sessão de terapia da fala, depois fui deixá-la ao colégio e ainda tive (pseudo) energia para ir comprar 3 coisitas do supermercado. E pronto, coisas mundanas e banais que a mim souberam a místico e proibitivo.
Agora que regressei ao ninho, devo passar o resto do dia a ressacar, porque isto de estar há 5 meses deitada não nos deixa assim em grande forma física, principalmente quando acompanhado de mais 13kg e uma barriga gigante! ... Mas feliz 😊

sábado, 1 de abril de 2017

Não é possivel!!

Nem estou a acreditar no que acabei de ver!!! No meio da minha barriguinha linda e amorosa, brilhante e gigante, eis que descobri ali logo a seguir ao umbigo... uma estria!

O horror! A desgraça 😩😩😩
E não, não é mentira... infelizmente!

Mas a propósito do dia de hoje, parece mentira que logo hoje, o dia em que "pode sair de casa, mas só um bocadinho" (pelas palavras do médico), estou em casa doente. A sério?!? O que mais me vai acontecer hoje???

terça-feira, 28 de março de 2017

Ainda aqui estou!

E devo continuar. 35 semanas e tudo calmo...
Quer dizer, calmo mais ou menos, mas a minha cabeça tem andado distante da barriga. Entre dias chuvosos e filhas a vomitar, resta pouco espaço para pensar em contrações. Eu própria já apanhei de novo uma carraspana com este tempo de cocó 😩🤧
Para além disso, vivemos tempos tempestuosos, com muitas alterações de comportamento: birras no auge, chamadas de atenção, comportamentos desafiantes e abebezados fazem parte do menu diário. Tento usar o mantra "é normal! É normal", mas a verdade é que isso não torna as coisas mais fáceis. As hormonas em cocktail, a falta de mobilidade e disponibilidade jogam a desfavor, tornando ainda mais complexa a tarefa de conciliar o bom e o bonito, na gestão do caos... Mas melhores dias virão, tenho fé! E segundo dizem os entendidos, quando alguma coisa não fica bem resolvida numa fase da infância, ela volta em força na fase seguinte, por isso tenho tempo e posso sempre preparar-me e tornar-me mais forte! Até lá vamos (sobre)vivendo, um dia de cada vez...