Ficar mais leve! Aliás, nem deixei que me pesassem antes de o tirar. Pesa umas 20 ou 50g mas o seu peso é na verdade incalculável.
Apareceu no meio da angústia, como incerto e promissor. Aceitei sem reservas, como esperança empacotada. Ajudou-me a parar de chorar quando os tempos eram difíceis e ajudou-me a acreditar e a lutar. Susteve-me! A mim e ao meu bebé! Durante 3 meses e meio, aguentou a fúria do meu corpo e ajudou o meu caminho a ser menos cinzento. A cada avaliação, um respirar fundo. Se pudesse agradecer, agradecia! Mas também tudo o que me fez sentir, toda a tranquilidade que me deu!
Hoje foi o dia de tirar o pessário. E hoje foi também o dia em que aceitei para o meu corpo, que estava livre para tomar o controlo da situação e ditar o seu desfecho, seja ele qual e quando for.
Com ele retirei também quase toda a medicação. Recebi permissão para me ir pondo de pé, sem grandes esforços, até porque (compreensivelmente) não consigo!
Saí leve, mas não vou mentir: saí diferente. Em vários sentidos, mas talvez o mais importante é que saí a respirar fundo. Sinto que terminei uma missão, mas sem tempo de tréguas, me apresso a iniciar outra, muito maior, que traz novos e consideráveis desafios, e que me assustam! E eu só espero estar à altura, não sempre, mas pelo menos na maioria das vezes, porque ser mãe é isto! Ir até ao fim do mundo, ou não sair da cama, se disso depender a vida e felicidade dos nossos filhos!
terça-feira, 4 de abril de 2017
segunda-feira, 3 de abril de 2017
Laurear a pevide
E chegadas as tão desejadas 36 semanas fomos comemorar com... laurear a pevide! Que é como quem diz: pôr os pauzinhos ao sol.
Então, acordei, arranjei-me e fui com a M à primeira sessão de terapia da fala, depois fui deixá-la ao colégio e ainda tive (pseudo) energia para ir comprar 3 coisitas do supermercado. E pronto, coisas mundanas e banais que a mim souberam a místico e proibitivo.
Agora que regressei ao ninho, devo passar o resto do dia a ressacar, porque isto de estar há 5 meses deitada não nos deixa assim em grande forma física, principalmente quando acompanhado de mais 13kg e uma barriga gigante! ... Mas feliz 😊
Então, acordei, arranjei-me e fui com a M à primeira sessão de terapia da fala, depois fui deixá-la ao colégio e ainda tive (pseudo) energia para ir comprar 3 coisitas do supermercado. E pronto, coisas mundanas e banais que a mim souberam a místico e proibitivo.
Agora que regressei ao ninho, devo passar o resto do dia a ressacar, porque isto de estar há 5 meses deitada não nos deixa assim em grande forma física, principalmente quando acompanhado de mais 13kg e uma barriga gigante! ... Mas feliz 😊
sábado, 1 de abril de 2017
Não é possivel!!
Nem estou a acreditar no que acabei de ver!!! No meio da minha barriguinha linda e amorosa, brilhante e gigante, eis que descobri ali logo a seguir ao umbigo... uma estria!
O horror! A desgraça 😩😩😩
E não, não é mentira... infelizmente!
Mas a propósito do dia de hoje, parece mentira que logo hoje, o dia em que "pode sair de casa, mas só um bocadinho" (pelas palavras do médico), estou em casa doente. A sério?!? O que mais me vai acontecer hoje???
O horror! A desgraça 😩😩😩
E não, não é mentira... infelizmente!
Mas a propósito do dia de hoje, parece mentira que logo hoje, o dia em que "pode sair de casa, mas só um bocadinho" (pelas palavras do médico), estou em casa doente. A sério?!? O que mais me vai acontecer hoje???
terça-feira, 28 de março de 2017
Ainda aqui estou!
E devo continuar. 35 semanas e tudo calmo...
Quer dizer, calmo mais ou menos, mas a minha cabeça tem andado distante da barriga. Entre dias chuvosos e filhas a vomitar, resta pouco espaço para pensar em contrações. Eu própria já apanhei de novo uma carraspana com este tempo de cocó 😩🤧
Para além disso, vivemos tempos tempestuosos, com muitas alterações de comportamento: birras no auge, chamadas de atenção, comportamentos desafiantes e abebezados fazem parte do menu diário. Tento usar o mantra "é normal! É normal", mas a verdade é que isso não torna as coisas mais fáceis. As hormonas em cocktail, a falta de mobilidade e disponibilidade jogam a desfavor, tornando ainda mais complexa a tarefa de conciliar o bom e o bonito, na gestão do caos... Mas melhores dias virão, tenho fé! E segundo dizem os entendidos, quando alguma coisa não fica bem resolvida numa fase da infância, ela volta em força na fase seguinte, por isso tenho tempo e posso sempre preparar-me e tornar-me mais forte! Até lá vamos (sobre)vivendo, um dia de cada vez...
Quer dizer, calmo mais ou menos, mas a minha cabeça tem andado distante da barriga. Entre dias chuvosos e filhas a vomitar, resta pouco espaço para pensar em contrações. Eu própria já apanhei de novo uma carraspana com este tempo de cocó 😩🤧
Para além disso, vivemos tempos tempestuosos, com muitas alterações de comportamento: birras no auge, chamadas de atenção, comportamentos desafiantes e abebezados fazem parte do menu diário. Tento usar o mantra "é normal! É normal", mas a verdade é que isso não torna as coisas mais fáceis. As hormonas em cocktail, a falta de mobilidade e disponibilidade jogam a desfavor, tornando ainda mais complexa a tarefa de conciliar o bom e o bonito, na gestão do caos... Mas melhores dias virão, tenho fé! E segundo dizem os entendidos, quando alguma coisa não fica bem resolvida numa fase da infância, ela volta em força na fase seguinte, por isso tenho tempo e posso sempre preparar-me e tornar-me mais forte! Até lá vamos (sobre)vivendo, um dia de cada vez...
quinta-feira, 23 de março de 2017
Mais uma semaninha, mais uma voltinha...
De regresso ao médico... confesso que apesar do momento "sair de casa" continuar a ser bastante esperado, a repetição do caminho já enjoa... 3h sequei eu hoje naquele consultório, sem sequer dormir a sesta (ah, esta é a minha última aquisição. De há dois dias para cá que sinto uma enorme exaustão, como se continuamente me andasse a passar um camião por cima, e o simples levantar do telefone, equivalesse ao levantamento de pesos pesados). Adiante, acho que o meu estado meio azombiado me impossibilitou de fazer grandes "apanhados da matéria" ou "reflexões profundas da conjuntura actual". Em suma, o colo está "curtinho, curtinho", as contrações existem mas esta semana com uma intensidade ligeiramente menor. Prognósticos há muitos, para todos os gostos e... qualquer um deles sem fundamento nenhum. E apesar das gracinhas e convicções, uma coisa é certa: o senhor doutor pela-se de "medo" de tirar o dito cujo que aqui está (o aparelho, não o bebé...), e por isso voltamos para a semana, em jeito de verificar que ainda cá estamos sem adiantar grande coisa ao conhecimento adquirido.
Bem, e uma vez que já devo ter entrado em transe, pela quantidade de vezes que já adormeci a escrever isto, vou só comer a minha pratada de cerelac e dar descanso ao(s) guerreiro(s).
Bem, e uma vez que já devo ter entrado em transe, pela quantidade de vezes que já adormeci a escrever isto, vou só comer a minha pratada de cerelac e dar descanso ao(s) guerreiro(s).
segunda-feira, 20 de março de 2017
"A" sessão!
Ei-la!
Depois da decepção já descrita no post anterior, e da corrente fantástica de sugestões e referências de fotógrafos cada um mais apetecível do que o outro, a decisão tinha de chegar. O reforço das sugestões, versus a satisfação de todas as nossas (vá, principalmente minhas!) condicionantes e exigências, levou a um caderninho com dois ou três nomes. Coube ao marido decidir!
E a decisão revelou-se deveras acertada... Numa sessão fotográfica que pouco pareceu. Entre sorrisos e partilhas, macacadas e tontarias. Um começo nervoso e hesitante, que acabou em abraços e pedidos de regresso... Os batons (con)venceram e deram o mote a momentos tão especiais quanto carregados de cumplicidade e simplicidade.
Estou feliz! Não só porque tive a oportunidade de conhecer mais uma pessoa fantástica, uma Mãe com M grande, mas também porque percebi que foi acima de tudo um momento bem passado, divertido e cheio de amor!
Obrigada pelo que fez hoje por nós Ana Luisa Murjal (mêAmor)! Vai ficar sempre no nosso coração ❤
Deixo o link da página da Ana
https://www.facebook.com/M%C3%AAAmor-617246821719359/
Depois da decepção já descrita no post anterior, e da corrente fantástica de sugestões e referências de fotógrafos cada um mais apetecível do que o outro, a decisão tinha de chegar. O reforço das sugestões, versus a satisfação de todas as nossas (vá, principalmente minhas!) condicionantes e exigências, levou a um caderninho com dois ou três nomes. Coube ao marido decidir!
E a decisão revelou-se deveras acertada... Numa sessão fotográfica que pouco pareceu. Entre sorrisos e partilhas, macacadas e tontarias. Um começo nervoso e hesitante, que acabou em abraços e pedidos de regresso... Os batons (con)venceram e deram o mote a momentos tão especiais quanto carregados de cumplicidade e simplicidade.
Estou feliz! Não só porque tive a oportunidade de conhecer mais uma pessoa fantástica, uma Mãe com M grande, mas também porque percebi que foi acima de tudo um momento bem passado, divertido e cheio de amor!
Obrigada pelo que fez hoje por nós Ana Luisa Murjal (mêAmor)! Vai ficar sempre no nosso coração ❤
Deixo o link da página da Ana
https://www.facebook.com/M%C3%AAAmor-617246821719359/
Dia do Pai
Agora sobre o dia do pai. Nem sei bem por onde começar...
Na semana passada apercebi-me que o dia do pai estava mesmo atrás de mim e eu com as preocupações do Manel não tinha tratado de nada. Não é que eu seja do tipo de pessoa que ande a gastar dinheiro com prendas e outros de cariz puramente comercial, mas gosto sempre de marcar o dia com qualquer coisa. O meu programa preferido é o passeio, pic-nic por exemplo, ou uma refeição mais cuidada com direito a docinho preparado em conjunto com as filhotas. Também tenho por hábito fazer alguma prendinha simples com elas, na base do DIY. No entanto, dadas as circunstâncias actuais, não achei nenhuma destas possível.
O que me animava era o facto de termos uma sessão fotográfica marcada para ontem de manhã (há mais de 2 meses), o que aliava duas coisas: uma grande grande vontade minha de juntar toda a família, criando uma recordação em forma de homenagem merecida, e tornar o dia do Pai ainda mais especial e marcante.
Ainda assim, fiz um pedido de ajuda via facebook, na tentativa de conseguir alguma prendinha de última hora para dar ao papá. E há coisas maravilhosas! No final da noite de 4ª, quando eu já tinha perdido a esperança, fui contactada pela dona da loja "Original Store", que se deu ao trabalho de me ajudar e de estar comigo quase até à meia noite a trocar mensagens e ideias. Foi graças a ela que ontem pude dar uma prendinha mais "personalizada", não só ao marido, mas também a cada filhote (agora um deslize: voltei a errar o número do homem... tenho mesmo que decorar que ele veste o M...).
Mas, e há sempre um sacana de um MAS, no Sábado à noite quando fui levar a última injecção, decidi enviar uma sms à fotógrafa a perguntar se precisava de alguma dica para chegar cá a casa. Infelizmente não estava minimamente preparada para receber o que recebi em troca: "Lamento mas não vai dar. Se quiser marque para os próximos fins de semana". Fiquei para morrer, num desânimo que só visto... Bem sei que era apenas uma sessão fotográfica, mas depois do que temos passado, eu queria mesmo registar este momento. E não sei se "nos próximos fins de semana", continuarei grávida. Que grande decepção!
Então, ontem de manhã voltei ao facebook para expor o meu desalento e pedir ajuda (de novo!). E é incrível a força das mães juntas. Recebi dezenas de respostas, sugestões, referências, trabalhos espectaculares que dá vontade de experimentar TODOS!! Infelizmente não posso escolher todos, e dadas todas as condicionantes que tenho, fiz uma "short list" e pedi ao marido para escolher, tendo em conta que os horários difíceis são a secção dele. Escolha feita! Logo à tarde, se Deus quiser!!! Mas não vou contar já quem foi, vai ser surpresa!
Bem, mas voltando ao dia do Pai, apesar de tudo, correu muito bem. Foi totalmente caseiro, com direito a doce especial feito pelo próprio pai, com brincadeira, desenhos, visitas, birras, miminhos, beijinhos e abracinhos, sessão de cinema e de dança, e pipocas (muitas!!! 😖) e tremoços (muitos!!! 🤢). No fundo um feliz dia em família, em bolha de amor, que define tão bem o pai (e mãe) que somos!
Na semana passada apercebi-me que o dia do pai estava mesmo atrás de mim e eu com as preocupações do Manel não tinha tratado de nada. Não é que eu seja do tipo de pessoa que ande a gastar dinheiro com prendas e outros de cariz puramente comercial, mas gosto sempre de marcar o dia com qualquer coisa. O meu programa preferido é o passeio, pic-nic por exemplo, ou uma refeição mais cuidada com direito a docinho preparado em conjunto com as filhotas. Também tenho por hábito fazer alguma prendinha simples com elas, na base do DIY. No entanto, dadas as circunstâncias actuais, não achei nenhuma destas possível.
O que me animava era o facto de termos uma sessão fotográfica marcada para ontem de manhã (há mais de 2 meses), o que aliava duas coisas: uma grande grande vontade minha de juntar toda a família, criando uma recordação em forma de homenagem merecida, e tornar o dia do Pai ainda mais especial e marcante.
Ainda assim, fiz um pedido de ajuda via facebook, na tentativa de conseguir alguma prendinha de última hora para dar ao papá. E há coisas maravilhosas! No final da noite de 4ª, quando eu já tinha perdido a esperança, fui contactada pela dona da loja "Original Store", que se deu ao trabalho de me ajudar e de estar comigo quase até à meia noite a trocar mensagens e ideias. Foi graças a ela que ontem pude dar uma prendinha mais "personalizada", não só ao marido, mas também a cada filhote (agora um deslize: voltei a errar o número do homem... tenho mesmo que decorar que ele veste o M...).
Mas, e há sempre um sacana de um MAS, no Sábado à noite quando fui levar a última injecção, decidi enviar uma sms à fotógrafa a perguntar se precisava de alguma dica para chegar cá a casa. Infelizmente não estava minimamente preparada para receber o que recebi em troca: "Lamento mas não vai dar. Se quiser marque para os próximos fins de semana". Fiquei para morrer, num desânimo que só visto... Bem sei que era apenas uma sessão fotográfica, mas depois do que temos passado, eu queria mesmo registar este momento. E não sei se "nos próximos fins de semana", continuarei grávida. Que grande decepção!
Então, ontem de manhã voltei ao facebook para expor o meu desalento e pedir ajuda (de novo!). E é incrível a força das mães juntas. Recebi dezenas de respostas, sugestões, referências, trabalhos espectaculares que dá vontade de experimentar TODOS!! Infelizmente não posso escolher todos, e dadas todas as condicionantes que tenho, fiz uma "short list" e pedi ao marido para escolher, tendo em conta que os horários difíceis são a secção dele. Escolha feita! Logo à tarde, se Deus quiser!!! Mas não vou contar já quem foi, vai ser surpresa!
Bem, mas voltando ao dia do Pai, apesar de tudo, correu muito bem. Foi totalmente caseiro, com direito a doce especial feito pelo próprio pai, com brincadeira, desenhos, visitas, birras, miminhos, beijinhos e abracinhos, sessão de cinema e de dança, e pipocas (muitas!!! 😖) e tremoços (muitos!!! 🤢). No fundo um feliz dia em família, em bolha de amor, que define tão bem o pai (e mãe) que somos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)