Páginas

terça-feira, 28 de março de 2017

Ainda aqui estou!

E devo continuar. 35 semanas e tudo calmo...
Quer dizer, calmo mais ou menos, mas a minha cabeça tem andado distante da barriga. Entre dias chuvosos e filhas a vomitar, resta pouco espaço para pensar em contrações. Eu própria já apanhei de novo uma carraspana com este tempo de cocó 😩🤧
Para além disso, vivemos tempos tempestuosos, com muitas alterações de comportamento: birras no auge, chamadas de atenção, comportamentos desafiantes e abebezados fazem parte do menu diário. Tento usar o mantra "é normal! É normal", mas a verdade é que isso não torna as coisas mais fáceis. As hormonas em cocktail, a falta de mobilidade e disponibilidade jogam a desfavor, tornando ainda mais complexa a tarefa de conciliar o bom e o bonito, na gestão do caos... Mas melhores dias virão, tenho fé! E segundo dizem os entendidos, quando alguma coisa não fica bem resolvida numa fase da infância, ela volta em força na fase seguinte, por isso tenho tempo e posso sempre preparar-me e tornar-me mais forte! Até lá vamos (sobre)vivendo, um dia de cada vez...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Mais uma semaninha, mais uma voltinha...

De regresso ao médico... confesso que apesar do momento "sair de casa" continuar a ser bastante esperado, a repetição do caminho já enjoa... 3h sequei eu hoje naquele consultório, sem sequer dormir a sesta (ah, esta é a minha última aquisição. De há dois dias para cá que sinto uma enorme exaustão, como se continuamente me andasse a passar um camião por cima, e o simples levantar do telefone, equivalesse ao levantamento de pesos pesados). Adiante, acho que o meu estado meio azombiado me impossibilitou de fazer grandes "apanhados da matéria" ou "reflexões profundas da conjuntura actual". Em suma, o colo está "curtinho, curtinho", as contrações existem mas esta semana com uma intensidade ligeiramente menor. Prognósticos há muitos, para todos os gostos e... qualquer um deles sem fundamento nenhum. E apesar das gracinhas e convicções, uma coisa é certa: o senhor doutor pela-se de "medo" de tirar o dito cujo que aqui está (o aparelho, não o bebé...), e por isso voltamos para a semana, em jeito de verificar que ainda cá estamos sem adiantar grande coisa ao conhecimento adquirido.
Bem, e uma vez que já devo ter entrado em transe, pela quantidade de vezes que já adormeci a escrever isto, vou só comer a minha pratada de cerelac e dar descanso ao(s) guerreiro(s).

segunda-feira, 20 de março de 2017

"A" sessão!

Ei-la!
Depois da decepção já descrita no post anterior, e da corrente fantástica de sugestões e referências de fotógrafos cada um mais apetecível do que o outro, a decisão tinha de chegar. O reforço das sugestões, versus a satisfação de todas as nossas (vá, principalmente minhas!) condicionantes e exigências, levou a um caderninho com dois ou três nomes. Coube ao marido decidir!

E a decisão revelou-se deveras acertada... Numa sessão fotográfica que pouco pareceu. Entre sorrisos e partilhas, macacadas e tontarias. Um começo nervoso e hesitante, que acabou em abraços e pedidos de regresso... Os batons (con)venceram e deram o mote a momentos tão especiais quanto carregados de cumplicidade e simplicidade.
Estou feliz! Não só porque tive a oportunidade de conhecer mais uma pessoa fantástica, uma Mãe com M grande, mas também porque percebi que foi acima de tudo um momento bem passado, divertido e cheio de amor!

Obrigada pelo que fez hoje por nós Ana Luisa Murjal (mêAmor)! Vai ficar sempre no nosso coração ❤

Deixo o link da página da Ana
https://www.facebook.com/M%C3%AAAmor-617246821719359/

Dia do Pai

Agora sobre o dia do pai. Nem sei bem por onde começar...
Na semana passada apercebi-me que o dia do pai estava mesmo atrás de mim e eu com as preocupações do Manel não tinha tratado de nada. Não é que eu seja do tipo de pessoa que ande a gastar dinheiro com prendas e outros de cariz puramente comercial, mas gosto sempre de marcar o dia com qualquer coisa. O meu programa preferido é o passeio, pic-nic por exemplo, ou uma refeição mais cuidada com direito a docinho preparado em conjunto com as filhotas. Também tenho por hábito fazer alguma prendinha simples com elas, na base do DIY. No entanto, dadas as circunstâncias actuais, não achei nenhuma destas possível.
O que me animava era o facto de termos uma sessão fotográfica marcada para ontem de manhã (há mais de 2 meses), o que aliava duas coisas: uma grande grande vontade minha de juntar toda a família, criando uma recordação em forma de homenagem merecida, e tornar o dia do Pai ainda mais especial e marcante.
Ainda assim, fiz um pedido de ajuda via facebook, na tentativa de conseguir alguma prendinha de última hora para dar ao papá. E há coisas maravilhosas! No final da noite de 4ª, quando eu já tinha perdido a esperança, fui contactada pela dona da loja "Original Store", que se deu ao trabalho de me ajudar e de estar comigo quase até à meia noite a trocar mensagens e ideias. Foi graças a ela que ontem pude dar uma prendinha mais "personalizada", não só ao marido, mas também a cada filhote (agora um deslize: voltei a errar o número do homem... tenho mesmo que decorar que ele veste o M...).
Mas, e há sempre um sacana de um MAS, no Sábado à noite quando fui levar a última injecção, decidi enviar uma sms à fotógrafa a perguntar se precisava de alguma dica para chegar cá a casa. Infelizmente não estava minimamente preparada para receber o que recebi em troca: "Lamento mas não vai dar. Se quiser marque para os próximos fins de semana". Fiquei para morrer, num desânimo que só visto... Bem sei que era apenas uma sessão fotográfica, mas depois do que temos passado, eu queria mesmo registar este momento. E não sei se "nos próximos fins de semana", continuarei grávida. Que grande decepção!
Então, ontem de manhã voltei ao facebook para expor o meu desalento e pedir ajuda (de novo!). E é incrível a força das mães juntas. Recebi dezenas de respostas, sugestões, referências, trabalhos espectaculares que dá vontade de experimentar TODOS!! Infelizmente não posso escolher todos, e dadas todas as condicionantes que tenho, fiz uma "short list" e pedi ao marido para escolher, tendo em conta que os horários difíceis são a secção dele. Escolha feita! Logo à tarde, se Deus quiser!!! Mas não vou contar já quem foi, vai ser surpresa!

Bem, mas voltando ao dia do Pai, apesar de tudo, correu muito bem. Foi totalmente caseiro, com direito a doce especial feito pelo próprio pai, com brincadeira, desenhos, visitas, birras, miminhos,  beijinhos e abracinhos, sessão de cinema e de dança, e pipocas (muitas!!! 😖) e tremoços (muitos!!! 🤢). No fundo um feliz dia em família, em bolha de amor, que define tão bem o pai (e mãe) que somos!

34 semanas!!!

E antes de escrever sobre ontem, não podia deixar de comemorar as 34 semanas!!! Outro grande marco que conseguimos atingir.
Desde que fiz as injecções que me tenho sentido melhor. Parece que houve calmaria... estou queixosa, mas os sintomas (pelo menos parecem) menos intensos. Sei que faz parte do processo, ora avança, ora recua. Esta fase é mesmo assim, até iniciar em força. Talvez o facto de estarmos todos tranquilos ajude a passar os momentos mais intensos. Sei que mesmo com dores e contrações, nada acontece enquanto a bolsa não romper ou as contrações não se tornarem regulares, por isso vamos andando.
O marido está um bocado mais ansioso, não que o diga (claro!), mas porque passa a vida a perguntar-me como estou ou o que estou a sentir. É compreensível!
E já agora, porque também faz parte desta conquista, gostava ainda de agradecer a quem me enviou mensagens logo de manhã a felicitar pelas semaninhas! Ainda estava eu a abanar o tico e o teco e já havia quem se tivesse lembrado de nós! Um muito obrigada por estarem aí e nos darem todo este carinho!

sexta-feira, 17 de março de 2017

Tanto mimo para 1 (+1) pessoa só ☺️

E de repente tenho um dia fantástico! Não que os outros não sejam bons, mas este foi inspirador, recheado de uma energia mega! E penso que Deus não me deixa sozinha e desamparada. E quando mais preciso, me envia sempre os seus anjos na terra, que de uma maneira ou de outra, me mimam e me carregam as baterias. E assim permaneço com um sorriso nos lábios, que teima em não sair, e aproveito para agradecer às pessoas maravilhosas que vão cruzando o nosso caminho, que passam a fazer parte da nossa caminhada:
- Às senhoras enfermeiras, que me aturam com carinho e esmero
- Ao meu médico por ser tão humano e sincero
- À directora de neonatologia da MAC que tirou um bocadinho do seu tempo para falar comigo, sem sequer me conhecer, para discutir as minhas preocupações e os estudos científicos que li
- A todos aqueles que se cruzaram comigo e me sorriram, e que mesmo sem saberem me transmitiram uma energia boa
- À minha irmã por me socorrer e mimar
- Ao conjunto de mulheres espetaculares que hoje se juntaram ao meu redor (mesmo as que só estiveram em pensamento e coração), com o propósito de me ouvir, esclarecer e roubar uma boa gargalhada
- Ao meu marido por ter faltado a todos aqueles compromissos profissionais inadiáveis, para nunca me largar a mão
- Às minha filhas, porque sem elas, nada disto fazia o menor sentido...
- E a todas as outras que não agradeço directamente, mas que tornam a nossa vida melhor, mais rica e alegre

E ao meu bebé que a cada dia me ensina a ser um pessoa melhor!

PS: tomei a decisão de fazer a maturação. Fiz também as análises necessárias ao parto. Sinto-me tranquila.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Decisões antecipadas

Hoje foi o dia da consulta antecipada. Resumidamente acho que posso dividir as notícias em: o bom, o mau e o talvez...
Bebé: peso estimado é 2130g    MAS   desceu de percentil.
          Continua cefálico            MAS   encaixou-se de tal forma que está "entalado" e a pressionar a bacia

Colo: não diminuiu muito         MAS    está a ceder com as contrações

Contrações: não estão regulares MAS   demasiado intensas para o que "é suposto"

Posto isto, o talvez é a incerteza: quanto tempo "teremos"? Quando entrarei em trabalho de parto activo? Como irá reagir o MM?
Infelizmente ninguém sabe. Nas palavras do médico: "a sua sorte é as contrações não estarem regulares, mas não sabemos quando passarão a estar. Pode acontecer em qualquer momento, e isso ditará a entrada em trabalho de parto". E assim voltou à baila de novo a conversa da maturação. Voltou a reforçar que dado o risco eminente, e a minha vontade de parir no hotel, que seria conveniente fazer as tais injecções. Sem demorar mais, passou uma carta para entregar no hospital e pediu-me que refletisse e decidisse, sendo que a responsabilidade passaria a ser minha.
Vou dormir sobre o assunto e esperar que tudo se mantenha mais uns dias, quantos mais melhor, com a esperança de ir à próxima consulta na próxima semana...