Páginas

domingo, 5 de março de 2017

Em ressaca do chá

Fabuloso!!! Repararam só no espetáculo de dia que esteve ontem?? Então, há 15 dias que dava um tempo maravilhoso para todos os dias excepto exactamente Sábado - o dia do Chá do Manel. Apesar de ter continuado a dizer que "sou um mulher de fé", a verdade é que adaptei a lista de convidados e a organização do espaço. Ainda assim mantive o aluguer das cadeiras de exterior, mais um conjunto de tarefas que envolviam a preparação e embelezamento do jardim (fui tão gozada...).
Mas o S. Pedro quis compensar-me e presenteou-me com um dia top top!
Adorei tudo! Como ficou a decoração, a comida, o convívio, os presentes do Manel, TUDO! Mas confesso que fiquei mega cansada, daí nem ter escrito ontem. Entretanto a casa já voltou ao normal o que também me deixa sempre muito satisfeita.
Portanto agora tenho que finalizar alguns detalhes do quarto, terminar o resto das compras do enxoval e claro, começar a pensar na festa da C que é daqui a pouco mais de 1 mês 😱😱
Deixo uma foto para mostrar um pouco como foi.


PS: Mais fotos só no facebook porque estou a crer que o blog não gosta muito das minhas fotos... 🤔

quinta-feira, 2 de março de 2017

Reavaliação como prenda

Comecei este post há mais de 3h. Começava assim: "Ainda não começou o jantar e estou oficialmente estafada! Ou não seria hoje um dia de reavaliação..." Bem, 3h depois, antes de vos dar as notícias que trago, aviso apenas que se alguma coisa não tiver nexo, ou se até surgirem erros ortográficos, perdoem-me! O meu tico e teco despediram-se e creio que alguns órgãos fundamentais também devem estar para entrar em greve brevemente...

Saí de casa às 14h30 e cheguei a casa quase às 19h, entre ecos, ctgs, consulta...
Como de costume começo pelo positivo: bebé mantém-se óptimo! Excelente vitalidade, peso estimado de 1,7 kg (e qualquer coisa). Tudo ok. E cefálico 🎉🎉🎉
Mamã a ganhar muitas formas redondinhas, 10 kg a mais (mas não digam a ninguém...) e indicação de que "pode aumentar mais..." (really?!?!? 😱). Tensão boa 👍 Colo do útero, bem, aqui passamos para a secção seguinte...
O que podia estar melhor: o colo! Está mais curto, bastante mais! As contrações aumentaram, e as dores e afins! "Voltamos" ao risco do bebé nascer mais cedo (se é que alguma vez saímos). A estratégia é basicamente manter-me de cama... repouso absoluto! Medicação vamos tentar aumentar um dos comprimidos. Estivemos a falar sobre o que fazer se eu entrar em trabalho de parto antes das 34s. E iniciámos as discussões do meu plano de partos (ridículo! Ainda me vai dar muitas dores de cabeça!). Posto isto, e porque o médico não gostou do quadro, vamos manter o pessário pelo menos até às 34s, com muita probabilidade de se arrastar até às 36s... ele também é da opinião que o mais provável é quando tirarmos tudo, o Manel vir por aí fora desvairado. Assim, voltamos daqui a 3s, caso não exista nenhuma nova indicação.

Agora vou mesmo dormir, acho que já só tenho um olho aberto de qualquer maneira...

Começar o dia com...

... uma mão pequenina, papuda e quentinha na minha cara. Ela está bem!

E quem faz anos hoje? "É a mamã e o mano" Yeah!!!!
Vou tomar um café para ver se acordo e já agora tomar um Benuron para as dores de cabeça...

quarta-feira, 1 de março de 2017

"Mãe, tenho dói dói..."

A minha filha Clara não está bem. Quem me conhece sabe que nem entro em pânico com doenças, mas há situações que fazem os meus alertas dispararem.
Acabámos de jantar. A C sai da mesa e corre a brincar com a irmã. Eu estava distraída a falar com o pai. Mas de repente oiço um barulho. Virei-me e parei a observar. A C está com dificuldade em respirar. Vejo as mãos dela subirem ao peito e o olhar em busca do meu: "mãe, estou com dói dói aqui". O meu coração pára, o meu sangue gela, acho que deixo de respirar. Naquele momento estou fora do meu corpo, numa existência estranha, que não existe para além daquele filho!
Peço ajuda ao marido que não entende logo a minha preocupação. "Dá-lhe água! Tira-lhe a camisola! Vê-lhe a boca". E parece melhorar um pouco... mas ela não está bem!
Telefono ao pediatra que me tranquiliza relatando todas as possibilidades perigosas e o quão diferentes são da situação em que estamos.
"Mãe, vamos ao 'opital? Eu quero!", "Não querida. O médico disse que apenas precisas de descansar"

Deitamo-la e pouco depois ela adormece. Mas o meu coração não acalma. Já a ouvi chorar e corri para ver. O meu instinto diz-me que devo estar de vigia. Porém, o meu corpo não colabora e a cada investida minha, ameaça-me com contrações. Ser mãe é viver fora de nós. É superar os nossos limites, medos e limitações. E quanto mais filhos temos mais o nosso coração multiplica e se divide, e mais longe vive a alma...
Esta noite será mais uma com uma cria nos braços.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

No silêncio da noite

Em três gravidezes posso orgulhosamente dizer que até aqui nunca antes me tinha queixado do que era dormir mal enquanto grávida. Provavelmente sempre fui demasiado preguiçosa, ou de sono profundo. O que é certo é que tirando no início umas idas nocturnas ao "xixi" e no final algumas restrições aos movimentos (também devido à quantidade de almofadas que entretanto vou trazendo para a a cama), o sono nunca foi algo que me incomodasse.
Mas este tinha que ser diferente! Demasiada testosterona a circular no meu corpinho sensível... Depois de todas as alterações de sabores e hábitos alimentares que tenho sofrido (aos quais já nem dou luta, limito-me a encolher os ombros), chegam agora os terrores das noites.
Já não me lembro da última vez que tenha "dormido bem", provavelmente ainda antes de estar grávida... Nem sequer entendo o que se passa, só sei que não gosto e me atormenta:
- A minha bexiga virou passarinho, e não basta uma peregrinação por noite;
- Tenho surtos nocturnos de fome e de sede (a sério!!!)
- Todo o meu corpo parece enferrujado, qualquer alteração de posição faz ranger e doer várias partes do meu corpo, algumas que eu nem sequer imaginava que doessem (e ficar na mesma posição também não é opção porque doi na mesma);
- A minha imaginação está a passar por um momento criativo. Não só sou presenteada com sonhos de aventura dignos de cinema, como é precisamente durante a noite, entre xixis e mudanças de posição, que me oferece momentos de profunda reflexão sobre tudo o que ainda me falta fazer, ou das coisas que me estou a esquecer, o que, obviamente, faz disparar o meu coração aos 1000 e simpaticamente me deixa em modo "sono interrompido por tempo indeterminado"...
- No meio disto, o meu querido filho deve ficar irritado com o mundo por eu não conseguir dormir e ajuda-me a pontapear os "demónios" das nossas vidas, ou então acaba por ter um daqueles ataques de soluços que me impossibilitam totalmente o regresso ao sono tranquilo.

Se continuo assim acho provável que comece a ter ataques de pânico mal veja o sol a ir embora, ou mesmo que comece a desejar ter um recém nascido em casa que ao menos me deixa dormir descansada entre mamadas...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ser mãe (no carnaval) é...

...Não saber coser um botão e ainda assim não ter coragem de se negar a fazer um vestido de carnaval, ao ver os olhos da sua cria destroçados ao perceber que o fato que encomendámos pela net lhe fica um desastre... mãe sofre!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Chá do Manel

30 semanas comemoradas ontem! (Yuppi!!!) E vamos de vento em poupa! Daqui a menos de 15 dias será o chá do Manel. Uma vez que decidi fazê-lo praticamente 3 semanas antes, e que a capacidade física não é imensa, tem que ser tudo muito bem organizado!
A primeira coisa a decidir é o tipo de chá que pretendo, nomeadamente como conseguir "enfiar" convidados cá em casa contando que um sofá inteiro está por minha conta... É fundamental saber o tempo que vai estar para contar (ou não) com o jardim, mas como só é possível ter um lamiré uns 15 dias antes, os convites tiveram que sair "atrasados".
Depois segue a lista de "To Do's" que elaborei:
- Escolher tema
- Fazer lista de convidados (tendo em conta a previsão do tempo/ espaço)
- Fazer lista de decorações pretendidas -> fazer lista de compras de material e distribuir tarefas por quem se oferecer para ajudar
- Fazer lista de comidas e bebidas -> mais uma vez, fazer lista de compras e distribuir tarefas
- Organizar um calendário com deadlines para todas as tarefas, minhas e de quem está a ajudar
- Fazer um esboço da mesa e espaço a decorar para ajudar quem vai executar a tarefa (porque neste caso não posso ser eu)
- Fazer lista de coisinhas que o Manel precisa, para distribuir a quem pedir e nomear um responsável pela gestão de artigos (para evitar repetidos)
- (1 semana antes pelo menos) Encomendar artigos e comidas que vêm de fora. Isto obriga a uma pré-selecção.
- Cumprir religiosamente o calendário... 🙄🙄
- (1 semana antes) Começar a fazer comidas que possam ser congeladas até à festa
- (2 dias antes) Fazer os restante itens de comida, deixando os frescos para o próprio dia
- (No próprio dia) Arranjar quem possa vir antes para ajudar a montar e preparar a mesa. Fazer os itens de comida frescos.

So far, so good! O tema será "nuvens e estrelas", tal como o quarto. Tenho listas e mais listas! E voluntários q.b. Compras de artigos praticamente terminadas (faltam balões, pratos e copos de plástico). Calendário feito! Convites a sair... Tarefas em execução! Já estou a ficar entusiasmada e cheia de borboletas na barriga 😍😍😍😍