À partida são duas coisas que não casam nem ligam. Era aliás um dos meus principais receios. Meu, e pelo que tenho percebido, da maioria das mulheres em condições semelhantes.
Mas de facto, temos muito a aprender com as crianças... Não que seja o melhor da vida, porque nem para nós nem para elas, mas a sua capacidade de adaptação é algo extraordinário e tentam colher das situações o melhor possível.
Já aqui falei em tempos que este repouso forçado me tem ajudado a estar mais com as meninas. Nem sempre é fácil, quando a minha ou a neura delas não se compactua com certas brincadeiras, mas ainda assim tem havido alguns sucessos que partilho convosco, porque de repouso ou não, podem ser boas ideias!
Pintar - esta vem em primeiro porque de facto tem sido a preferida! Desenhos livres, pedidos à mãe, pintar desenhos impressos, lápis, canetas, etc... Todos os dias, TODOS, esta tarefa toma parte do nosso tempo. Eu tenho uma mesinha de apoio à frente do sofá onde estou e elas sentam-se uma de cada lado a pintar comigo. Para além de estimular imenso a criatividade, ajuda a nos unirmos numa actividade que todas adoram
Ler livros - livros e mais livros! Uma, duas, três histórias. Todos os dias também há lugar para as histórias que elas vão buscar á vez
Jogos - sejam puzzles, de tabuleiro, ou outro que não obrigue à minha deslocação. Nem sequer sabia que elas gostavam (ou sabiam) fazer puzzles. Alias, nem sequer sabia que EU sabia fazer puzzles... Ontem estivemos a fazer colares do Frozen. Não é bem jogo, mas quase. Ajuda a estimular a concentração e a motricidade fina. E o bom gosto, claro...
Trabalhos manuais - a par com os desenhos, fazer trabalhos manuais mais elaborados é das preferidas das meninas. Mas porque é bastante mais exigente, até para mim, acabam por ser mais espaçados no tempo.
Cabeleireiros - tudo o que envolva penteados e pinturas é chapa ganha! Às vezes sou eu a "vitima" mas adoro!
Cinema - caseiro, claro está! É uma excelente actividade para "descansarmos" um pouco. O único senão é que a C não aguenta mais do que 20/30 minutos (basicamente o tempo de 2/3 episodios da Masha seguidos)...
Dançar - tão simples como pôr uma musica que elas gostem, ou meter no pc o youtube com videos e é vê-las a dançar com uma felicidade imensa! Dá gosto de ver! De tal forma que já gastei o espaço livre do telefone com o monte de videos que já fiz...
Nenucadas - reconheço que é mais dificil porque para além de recorrentemente levar a brigas pelas bonecas e acessórios, nem sempre se consegue restringir a brincadeira ao metro quadrado que tenho à minha frente. Ainda assim, resulta muito bem com festas de anos, refeições em geral, consultas médicas, banhos e mudas de fraldas. Ainda estamos a explorar outras opções recentes mais pequenas como a casa da árvore da Masha e o urso. Ontem não correu muito bem porque acabaram a lutar por uma (porcaria) panela, e a brincadeira acabou quando a C a meteu na boca... 😱😱
Depois não sendo propriamente uma actividade infantil (seria mais uma exploração infantil...) elas gostam de ajudar o pai a trazer-me e a levar a comida. Em contrapartida eu dou-lhes a sopa à vez.
E pronto, estas têm sido as actividades principais. Claro que são muito representativas das idades delas. Com crianças mais velhinhas é possível fazer actividades diferentes. E provavelmente com rapazes algumas destas actividades poderão não ser muito apelativas. Mas fica a dica e acima de tudo o exemplo de que não é por estarem deitadas em repouso que não podem interagir e divertir-se com as vossas crianças. Elas agradecem e acreditem que vocês também. Não há forma mais divertida de passar o tempo!
sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
Pingo no nariz
Anda meio mundo com pingo, e o outro meio com tosse e dores. E no meio estava eu que, secretamente, me vangloriava de estar sã e salva no meu refugio quentinho. Mas afinal não... Afinal sempre saio de casa de 15 em 15 dias e alguma coisa me podia apanhar...
E cá está ele! Nariz entupido, já vermelho e dorido com tantos apertos, dores de garganta, arrepios... O que fazer? Permanecer no quentinho, chazinho, e chazinho, umas colheres de mel e muito carinho. Definitivamente, grávida sofre!
E cá está ele! Nariz entupido, já vermelho e dorido com tantos apertos, dores de garganta, arrepios... O que fazer? Permanecer no quentinho, chazinho, e chazinho, umas colheres de mel e muito carinho. Definitivamente, grávida sofre!
quinta-feira, 29 de dezembro de 2016
Reavaliação check!
Hoje foi dia de reavaliação. Como é lógico ia mega nervosa. O facto é que me tenho sentido melhor nos últimos 2 dias, mas isso está longe de ser indicador seja do que for. Estava expectante!
Começámos por fazer a eco morfológica. Cerca de 45 minutos de bebe, todos os ângulos e mais algum. Estava tudo óptimo!
Depois foi a medição do colo, a dolorosa. Este é sempre o maior momento de tensão. Graças a Deus os valores melhoraram um pouco. Não são excelentes, mas dado o quadro e contexto, são muito animadores! Parece que me tiraram um peso de cima, um não, um monte deles!
Seguiu-se CTG também tudo ok, ou não estivesse eu super relaxada e o meu bebe a fazer uma sesta.
Por fim consulta, foi necessário alguns elementos de controlo habituais, e o controlo da intervenção a que fui submetida a semana passada. Este foi definitivamente o ponto desconfortável da tarde... Mas pronto, já passou e hoje posso afirmar que a reavaliação foi um sucesso! Agora é manter o bom comportamento, ou seja, nada! Deitada, sem stress, sem trabalho, nada!
Começámos por fazer a eco morfológica. Cerca de 45 minutos de bebe, todos os ângulos e mais algum. Estava tudo óptimo!
Depois foi a medição do colo, a dolorosa. Este é sempre o maior momento de tensão. Graças a Deus os valores melhoraram um pouco. Não são excelentes, mas dado o quadro e contexto, são muito animadores! Parece que me tiraram um peso de cima, um não, um monte deles!
Seguiu-se CTG também tudo ok, ou não estivesse eu super relaxada e o meu bebe a fazer uma sesta.
Por fim consulta, foi necessário alguns elementos de controlo habituais, e o controlo da intervenção a que fui submetida a semana passada. Este foi definitivamente o ponto desconfortável da tarde... Mas pronto, já passou e hoje posso afirmar que a reavaliação foi um sucesso! Agora é manter o bom comportamento, ou seja, nada! Deitada, sem stress, sem trabalho, nada!
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Adormecer as filhas ao colo
Arrisco-me a dizer que o sacana do Pai Natal deixou cá, juntamente com as prendas, uma tremenda dose de birra.
Ainda há poucos dias comentava que a M estava numa fase mesmo boa: estava doce, muito menina, com conversas deliciosas e... sem birras! Afinal, a C é que está na "fase das birras". Mas depois dos acontecimentos dos últimos dois dias já não digo mais nada. Estou tão perplexa com o que está a acontecer que temo verdadeiramente que algum dos vizinhos acabe por chamar a protecção de menores num destes momentos de fúria e gritaria. Parecem retirados de qualquer cena violenta que inclui país irresponsáveis, incapazes ou mesmo alcoolizados. Mas só que não. Assistimos a este descontrolo total, tentando todas as nossas ferramentas para as controlar.
E bem ensinadinha pelos livros que tenho lido, tento desesperadamente pensar na causa: será cansaço? Será falta de libertação de energias? Será das frustrações causadas pelas prendas e pelo entre-sai das visitas que tanto incomoda a M? Será do mano novo? Será que é tal auxiliar lá da escola que continuo a achar uma péssima influência para a minha filha? Sinceramente não sei. Provavelmente uma combinação explosiva destas e outras mais, mas por favor, digam-me que isto passa rápido. É que já não bastava a dose com que tenho que lidar, para ainda levar com esta complementar.
Hoje então foi incrível. A M chorava e gritava que não era eu que lhe lavava os dentes, embora estes até já estivessem lavados, e arrastava-se pelo chão a prender-me as pernas. Quando me consegui desenrolar, e a mandei fazer o último xixi, prolongou a gritaria porque nao queria ir, nem deitar, nem vestir, nem coisa nenhuma!
A C que deve ter sentido que estava de alguma forma em desvantagem, apesar de muito fofa e sossegada, decidiu unir os seus melhores dotes para começar a chamar a atenção da pior maneira. E assim estava o caos gerado.
Recolhi aos meus aposentos, deixando o pai com as feras, que me garantiu que era melhor eu ir para não me enervar mais, e que daria conta do recado. Mas após longos minutos de gritaria, achei que teria que voltar a intervir e pedi que me trouxesse uma para ao pé de mim. Não veio uma, mas duas e eu não tive outro remédio senão adormecer as minhas meninas no meu colo deitado, com a promessa de que a primeira que se portasse mal, voltaria à sua cama de origem.
De facto a cama da mãe é mágica, afugenta monstros e bichos, apazigua máguas, e fortalece os corações! E a mãe? Essa, ganha ainda mais poderes em contacto com estes corpinhos pequenos e quentinhos, juntinhos a si, e com estas mãozinhas papudas que pousam na sua cara. Não há amor maior.
Ainda há poucos dias comentava que a M estava numa fase mesmo boa: estava doce, muito menina, com conversas deliciosas e... sem birras! Afinal, a C é que está na "fase das birras". Mas depois dos acontecimentos dos últimos dois dias já não digo mais nada. Estou tão perplexa com o que está a acontecer que temo verdadeiramente que algum dos vizinhos acabe por chamar a protecção de menores num destes momentos de fúria e gritaria. Parecem retirados de qualquer cena violenta que inclui país irresponsáveis, incapazes ou mesmo alcoolizados. Mas só que não. Assistimos a este descontrolo total, tentando todas as nossas ferramentas para as controlar.
E bem ensinadinha pelos livros que tenho lido, tento desesperadamente pensar na causa: será cansaço? Será falta de libertação de energias? Será das frustrações causadas pelas prendas e pelo entre-sai das visitas que tanto incomoda a M? Será do mano novo? Será que é tal auxiliar lá da escola que continuo a achar uma péssima influência para a minha filha? Sinceramente não sei. Provavelmente uma combinação explosiva destas e outras mais, mas por favor, digam-me que isto passa rápido. É que já não bastava a dose com que tenho que lidar, para ainda levar com esta complementar.
Hoje então foi incrível. A M chorava e gritava que não era eu que lhe lavava os dentes, embora estes até já estivessem lavados, e arrastava-se pelo chão a prender-me as pernas. Quando me consegui desenrolar, e a mandei fazer o último xixi, prolongou a gritaria porque nao queria ir, nem deitar, nem vestir, nem coisa nenhuma!
A C que deve ter sentido que estava de alguma forma em desvantagem, apesar de muito fofa e sossegada, decidiu unir os seus melhores dotes para começar a chamar a atenção da pior maneira. E assim estava o caos gerado.
Recolhi aos meus aposentos, deixando o pai com as feras, que me garantiu que era melhor eu ir para não me enervar mais, e que daria conta do recado. Mas após longos minutos de gritaria, achei que teria que voltar a intervir e pedi que me trouxesse uma para ao pé de mim. Não veio uma, mas duas e eu não tive outro remédio senão adormecer as minhas meninas no meu colo deitado, com a promessa de que a primeira que se portasse mal, voltaria à sua cama de origem.
De facto a cama da mãe é mágica, afugenta monstros e bichos, apazigua máguas, e fortalece os corações! E a mãe? Essa, ganha ainda mais poderes em contacto com estes corpinhos pequenos e quentinhos, juntinhos a si, e com estas mãozinhas papudas que pousam na sua cara. Não há amor maior.
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
Miminhos
Quando no dia 26 logo pela manhã, recebemos um telefonema por nosso GO (ginecologista-obstetra) a perguntar como estamos, sentimos realmente que estamos a ser bem tratadas! 😍
domingo, 25 de dezembro de 2016
Socorro!!! Let it... shut up!
A parte positiva: apesar dos contratempos, o Pai Natal sempre deixou cá em casa duas Elsas Cantantes.
A parte negativa: apesar dos contratempos, o Pai Natal sempre deixou cá em casa duas Elsas Cantantes. SOCORRO!!! Alguém que nos diga como é que isto se desliga!!! 😱😱😖
A parte negativa: apesar dos contratempos, o Pai Natal sempre deixou cá em casa duas Elsas Cantantes. SOCORRO!!! Alguém que nos diga como é que isto se desliga!!! 😱😱😖
Feliz Natal
Dizem que o Natal é a família, o amor e a união. A alegria de estarmos juntos a celebrar. O motivo da celebração pode variar de casa para casa, mas é sempre um momento muito especial.
E quando sentimos tudo isto profundamente ficamos ainda mais gratos por tudo de bom que temos! Apesar da situação que vivemos cá em casa, ontem senti tudo isto e muito mais. Amor e felicidade em estado puro!
Obrigada Senhor por tudo de tão maravilhoso que nos Dais.
Ps: como prenda de Natal da Mulher (des)equilibrada, decidi expandir para outras plataformas e estamos agora também no facebook! 🎉🎁🎊
E quando sentimos tudo isto profundamente ficamos ainda mais gratos por tudo de bom que temos! Apesar da situação que vivemos cá em casa, ontem senti tudo isto e muito mais. Amor e felicidade em estado puro!
Obrigada Senhor por tudo de tão maravilhoso que nos Dais.
Ps: como prenda de Natal da Mulher (des)equilibrada, decidi expandir para outras plataformas e estamos agora também no facebook! 🎉🎁🎊
Subscrever:
Mensagens (Atom)