Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Sinceridade infantil

Fui sentar a M na cadeira do carro para levá-las à escola. Nisto a M faz um ar muito espantado a olhar para mim, aponta para a minha t-shirt (nova!) e diz:
"Oh mamã, é pijama".
Recuso-me a fazer mais comentários...

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Patos, verde e arte

Esta semana surgiu um artigo, que já se tornou viral, sobre o sedentarismo infantil. Palavras sábias de quem estimo muito, de quem participou no meu crescimento e desenvolvimento, e que garantidamente terá marcado a forma como sou hoje.
A ideia subjacente do artigo é a forma como interagimos com as crianças e a forma como as deixamos interagir com o meio envolvente. Senti-me tão motivada com as palavras que li que decidi aproveitar o bom tempo e voltar a uma prática que já foi minha habitual, mas que por constrangimentos vários (e errados!) deixou de ter a frequência que tinha.
A ideia de levar as crianças de casa para a escola, onde passam (demasiadas) horas, e depois ir buscá-las de volta para casa, para a correria do dia a dia, é para mim demasiado curto e embrutecedor! Por isso, ontem fui buscá-las à escola e rumei a um dos maravilhosos jardins que temos na nossa cidade.
Ontem foi a vez da Gulbenkian. Não me canso da misticidade do jardim da Gulbenkian. Extraordinariamente bem conseguido. Proporciona espaço, recantos, descanso, aventura, ao mesmo tempo que nos envolve em linhas arrojadas e arte.
E foi tão bom para mim quanto para elas. A M que ainda há bem pouco tempo tinha medo de pisar tudo, inclusive a relva, quis descalçar-se e correr, saltar, rebolar, deitar-se. Ambas adoraram os patos, as flores, os peixes, tudo! Até a C que anda mesmo refilona, por fim já só queria também andar a explorar o território. Difícil foi convencê-las a sair, e principalmente a calçar os sapatos...
Vim para casa feliz, e acho que elas também :)
Fica a dica de mais um programa em família!

terça-feira, 28 de julho de 2015

Manhãs animadas

Mães de crianças têm sempre manhãs animadas, ou estou enganada? Há quem tenha manhãs irritadas, é outra variante. Há uma fina linha que separa o animado do irritado, mas tentemos fazer um esforço para não nos irritar logo pela manhã! Tentemos usar o humor.

Hoje acordei às 5h45 com a C a chorar e pensei "tenho duas hipoteses 1- ou dou um pontapé ao marido para ele lá ir ou 2- levanto o meu próprio rabo da cama e vou". Senti uma súbita pena do senhor que tem ido sempre e fui eu. Demorei horrores a adormecer, e só este despertar parece que me arruinou a noite de princesa. Azar! Amanhã dou o pontapé!
Arrastei-me a custo para fora da cama, numa tentativa de contrariar a parte do cérebro que me dizia que ainda tinha bastante para dormir, e tentando dar razão à outra que me informava em snooze que estava 25 minutos atrasada. 
Tudo se torna meio meloso quando tenho sono. Tudo demora uma eternidade...
Foi a vez de ir acordar as meninas. Arranjei a M. Está numa fase deliciosa (ou pelo menos hoje de manhã estava). Depois foi a C. Eu já disse que a C iniciou as birras mais à seria? E hoje acordou definitivamente com os pés de fora. Birra para TUDO! O pior foi calçar os sapatos que deu direito a se atirar para o chão e mandar com umas peças de brincar violentamente para o chão, enquanto me lançava olhares desafiadores. Acabei por a agarrar ao colo para terminar com a cena, sob protestos evidentes.
Mas aquilo tocou-lhe de tal maneira que já no carro quando lhe dei o pão para comer, a sua furia fez dividir o pão em pedaços violentamente. Um amor, esta minha filha... 
A M ficou visivelmente perturbada com a cena e chamou-me para denunciar a irmã. 
"Eu vi M. A mana está chateada. Mas estragar o pão não vai resolver nada. Só vai fazer com que fique sem pão e tenha fome". Deve ter sido suficiente, para as duas, porque a M ficou calada a pensar e depois mudou de assunto, e a C calou-se e comeu os bocadinhos que apanhou do pão.
São animadas as nossas manhãs :)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dia dos avós

Há coisas do caraças, passe a expressão. Ontem a minha casa foi uma romaria de avós. Ao almoço os meus avós e ao jantar os avós das minhas filhas. E o mais engraçado é que eu nem sabia que era dia dos avós! Foi pura coincidência!
Foi um dia cheio. Cheio de mimos e brincadeiras, docinhos e comezainas, com alguns excessos e condescendências. Ou não seriam eles os avós. A família sem avós é como comida sem sal, doce sem açúcar. Não se deve abusar, mas sem eles a vida não tem piada nenhuma :)

domingo, 26 de julho de 2015

Que dorminhocas!

Sabem aquelas mães com um ar super saudável e bonitas, que quando nos vêem com olheiras até ao chão e a arrastar os pés, não perdem a oportunidade de dizer de boca cheia "os meus filhos SEMPRE dormiram a noite toda"? Pois bem, hoje vou ser uma delas! Não porque esteja com ar saudável ou excepcionalmente bonita, mas porque eu DORMI A NOITE TODA!
Eu sei que ainda falta muito para repôr os neuronios no sítio, mas soube bem. Mas querem saber o melhor de tudo? Querem saber a que horas as minhas piolhas acordaram? Já passava das 10h.
As minhas filhas podem dormir mal, acordar muitas ou poucas vezes, mas desde sempre que gostam de dormir pela manhã. A M adormecia perto das 6/7h da manhã todas as noites e dormia até ao meio dia...
Agora mordam-se de inveja!!

Ps: coisas que não interessam estar escritas no texto de cima: o meu marido levantou-se 1x, deitou-se tarde e aproveitou para meter a M a fazer xixi para minimizar acidentes nocturnos. Elas dormiram bem mas ontem deitaram-se tardissimo. Normalmente demoram um tempão para adormecer, o que nos leva ao desespero.
Mas pronto, isto não invalida nada :P

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Notícias da C

Estou muito cansada mas não queria deixar de dar notícias sobre o que se passou ontem. Estive com a C no hospital. Foi observada pelo principal médico que a acompanha. Para já descartou problemas mais graves. Alterou a terapêutica (outra vez) e recomendou mantê-la sob observação. Se voltar a acontecer devo contactá-lo ou dirigir-me a uma urgência.
Deveria ter ficado mais calma, mas não sei porquê mantenho-me sob alerta e preocupação.

Coração de mãe nunca dorme!

Boa noite!

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sem palavras num dia que era especial

Tinha um post todo pensado para hoje. Era sobre o dia que passei, o nosso aniversário de casamento. O que decidimos fazer este ano para comemorar e tantas outras coisas caricatas que aconteceram. Mas afinal não vai ser. Não. Afinal já não tenho vontade. A culpa não é vossa, aliás, não é de ninguém. É da vida. É do caminho que Deus escolheu para nós, que nem sempre é aquele que gostaríamos. Mas é o possível, temos que viver com isso, e quanto mais rápido conseguirmos, mais rapidamente nos voltamos a sentir felizes.
Mas agora não consigo. Sinto o coração pequenino. O estômago numa ervilha. Uma sensação horrível de aperto, de não saber o que fazer, de não saber o que vai acontecer.
A C hoje chorou. Chorou no tratamento. Não quis. Não sei porquê. Mas vi sangue, sangue a escorrer onde não deveria ver. Isso bastou-me para desabar, para sentir o chão a abrir debaixo dos meus pés. Por momentos tudo parou e apenas a minha cabeça trabalhou a mil. Mil perguntas sem respostas: o que faço? Nestas alturas tento me concentrar para manter a calma. Com calma pensamos melhor. Já não sorrio, já não me apetece falar, já não me apetece nada.
Entretanto enviei um e-mail e amanhã iremos ao hospital para ser observada.

Até amanhã.
Desejo-vos uma noite feliz! E se puderem, dêem um beijinho aos vossos filhos. Eles são o que temos de mais precioso.